Auto Moto Escola Parati

Habilitação para todas as categorias: "A - B - C - D - E"

Cursos Profissionalizantes para Motoristas

Notícias

Código vai proibir GPS que avisa sobre radar

18/02/2008

 

Mudanças no código de trânsito devem proibir o uso de GPS que avisa onde estão radares.

O ministério da Justiça apresentou, esta semana, proposta de alteração no Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

O projeto endurece as punições contra maus motoristas e, entre seus itens, torna ilegal o uso em veículos de navegadores GPS que avisem os motoristas sobre a localização de radares fixos.

O recurso, atualmente legal, é oferecido por vários fabricantes de navegadores. Os fabricantes inserem na base de dados dos mapas informações sobre a localização de radares de velocidade fixos em avenidas, estradas e vias expressas.

Agora, o ministério da Justiça quer proibir este recurso, sob a argumentação de que a característica incentiva o abuso de velocidade nas estradas, um dos principais fatores que geram acidentes no país. Neste momento, o texto com as mudanças no CBT está sob consulta pública.

Após o período de consultas, o ministério poderá transformar a idéia em lei. Neste caso, ficará proibido aos fabricantes oferecer esta característica.

Motoristas que já possuam GPS com o recurso anti-radar deverão desabilitá-lo. Se for flagrado com GPS anti-radar, o motorista receberá multa gravíssima (7 pontos na carteira e multa de R$ 194) e pode ter o veículo apreendido.

Fonte: Info

Voltar para página principal - Histórico de Notícias