Auto Moto Escola Parati

Habilitação para todas as categorias: "A - B - C - D - E"

Cursos Profissionalizantes para Motoristas

Notícias

Por que usar o cinto de segurança no banco de trás

27/08/2007

Você sabia que numa colisão com o veículo se deslocando a 60 km/h um passageiro de 60 kg pode chegar a pesar quase uma tonelada? Muita gente não sabe e é por isso que continua aumentando o número de passageiros que sofrem traumas em acidentes por viajarem sem cinto no banco de trás.

Um estudo realizado no Japão provou que não usar o cinto no banco de trás aumenta em 5 vezes o risco de morte de quem está no banco da frente. De acordo com o estudo, uma criança de 20 quilos, solta, no banco de trás, numa batida a 50 Km/h, se transforma num corpo de 300 quilos.

O estudo também confirmou que quase 80% das mortes dos passageiros sentados na frente e, que estavam usando os cintos corretamente, poderiam ser evitadas se os passageiros de trás também estivessem com o cinto.

Sem o cinto, os passageiros de trás podem ser arremessados para fora do veículo. Por isso, é comum, em acidentes graves, o motorista e o carona sobreviverem e os passageiros do banco de trás morrerem.

Pesquisa da Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo nas rodovias paulistas, feita em 2004, mostrou que, em média, 76,6% dos passageiros do banco de trás não usam o cinto de segurança, embora a utilização seja obrigatória por lei para todos.

Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Denatran, realizada entre 2004 e 2005, cerca de 2/3 dos leitos de traumatologia e ortopedia dos hospitais brasileiros são ocupados por acidentados de trânsito. Na Rede de Hospitais Sarah, 7 a cada 10 pessoas que chegam com trauma e sofreram lesão medular em acidente de trânsito não usavam o cinto.

O uso do cinto de segurança é um dos tema do programa Trânsito Consciente, exibido pela TV Cultura, uma iniciativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O programa vai ao ar todos os sábados, às 13h.

Fonte: Clipping DENATRAN

Voltar para página principal - Histórico de Notícias